FGTS/TR – CAIXA ECONÔMICA FEDERAL DISPONIBILIZA NA INTERNET EXTRATO ANALÍTICO DO FGTS.

fg

De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, em razão do grande procura dos trabalhadores pelo extrato analítico do FGTS, o serviço passou a ser disponibilizado pela internet, desde que estes possuam cadastro qualificado.

O extrato pode ser acessado por meio da opção “Extrato completo” constante no menu “FGTS” no site da CAIXA www.caixa.gov.br/fgts e também do FGTS (www.fgts.gov.br).

Ainda de acordo com a CAIXA, caso seja o primeiro acesso a esta funcionalidade, o trabalhador deverá realizar o cadastramento de senha, no ambiente internet, a partir da confirmação de dados de identificação positiva, conforme cadastro PIS/PASEP, ou seja, mesmo procedimento para acesso aos demais serviços eletrônicos do FGTS disponíveis no site da CAIXA.

A demanda por este serviço cresceu em razão da chamada Ação do FGTS-TR.

Conforme já noticiado aqui, os trabalhadores com contas ativas de FGTS no período de 1999 até a presente data podem propor ação de reposição de perdas nas contas fundiárias.
A ação busca a reposição das perdas na correção das contas, em razão da desvalorização do índice oficial – TR – adotado por Lei, a partir de 1991, que gerou prejuízos desde 1999, quando começou a ser reduzida, ficando abaixo do índice da inflação, até chegar a zero em 2012.
A ação pede para que a correção seja feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), apesar da Lei assegurar a TR, sendo necessário o posicionamento da Justiça, para que os trabalhadores não fiquem mais uma vez no prejuízo.

O extrato analítico agora disponibilizado via internet pela CAIXA, é um dos documentos necessários ao ajuizamento da ação.
Além dele, também são indispensáveis:
- RG, CPF, Comprovante de Residência;
- CTPS: folha da foto (frente e verso), folha do contrato de trabalho e folha da opção pelo FGTS;
- E a carta de aposentadoria no INSS (para aqueles já estão aposentados), além do termo de rescisão de contrato de trabalho.